Titoli di Stato area Euro Titoli di stato Portogallo - Tendenze ed operatività

Rendimento in rialzo anche sul ventennale.

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A preparação da proposta de Orçamento do Estado foi “difícil” — “as negociações são sempre difíceis” — mas “nalguns noticiários parecia que havia exigências de última hora do PCP, o que não corresponde à verdade”, garante Pedro Nuno Santos, numa alusão às notícias que envolviam os funcionários das empresas públicas. “Foi necessário fazer alterações a um dos artigos, porque era preciso afinar exatamente o que estava ali”, afirma o socialista, acrescentando que “nem foi essa a razão do resvalar da hora da entrega”.

Aquilo que é estruturante está resolvido na generalidade e grande parte das matérias menos grossas – se podermos utilizar esta expressão –, defendidas pelos nossos parceiros, foram também incluídas na generalidade. O que não quer dizer que, na especialidade, nós não possamos vir a integrar propostas dos nossos parceiros e até dos partidos da oposição.

A principal mensagem transmitida pelo responsável socialista é que o governo “não quer deixar qualquer tipo de dúvida à Comissão Europeia sobre as regras do Tratado Orçamental”. “Estamos conscientes de que vamos sair do procedimento por défice excessivo e que, segundo as regras, isso dá direito a uma flexibilização. No entanto, essa confirmação é feita em março de 2017”, acrescenta Pedro Nuno Santos.

Neste orçamento, “há uma redução muito importante com os consumos intermédios, com aquilo que diz respeito à despesa com PPP, há mais medidas de combate à evasão fiscal que são importantes”. Por estas razões, Pedro Nuno Santos pensa que “não vamos ter problemas com a Comissão Europeia na avaliação do ajustamento estrutural”.

(OBS)
 
Altro parere sulla bozza di bilancio. Riporto le conclusioni, l'articolo collegato analizza puntualmente la proposta di legge.

Quem ganha, quem perde

As escolhas feitas pelo Governo, com o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, elegem como ganhadores e por ordem decrescente, os funcionários públicos, desde o ano passado, os pensionistas com excepção dos que têm reformas mínimas, e todos trabalhadores por conta de outrem por via da eliminação gradual da sobretaxa.

As medidas anunciadas para as empresas, designadamente para a capitalização ou para o investimento não têm “custos” explicitados no relatório do Orçamento.

Os proprietários com imóveis que no seu conjunto têm um valor patrimonial superior a 600 mil euros são os visivelmente “perdedores” deste Orçamento, independentemente de se considerar ou não a medida justa. Além disso, a tributação dos refrigerantes e outras taxas menos visíveis mas que garantem um adicional visível de receita são outros dos vencidos. Há ainda as empresas o os proprietários de Alojamento Local que pagarão mais impostos.

Em termos gerais, este Orçamento mantém a marca que já vem da era da troika de introduzir “taxas e taxinhas”, no sentido de se criarem cada vez mais impostos dirigidos a sectores específicos. A taxa dos refrigerantes soma-se às contribuições para a energia e para a banca assim como o “imposto dos sacos plásticos” o último dos impostos sectoriais, introduzido no Governo de Pedro Passos Coelho.

Um imposto digno desse nome, o Adicional do IMI, marca a estreia de uma nova tributação o que não acontecia desde 2003, quando foi lançada a Contribuição Autárquica.

A fragmentação da tributação, sendo menos visível para os contribuintes, não deixa de transformar este Orçamento naquele que tem mais austeridade desde o de 2014.

O regresso da austeridade. A análise de Helena Garrido ao Orçamento do Estado
 
Reuters.

The European Central Bank will keep policy unchanged when it meets on Thursday, even as pressure builds on the central bank to do more, according to a majority of euro money market traders polled by Reuters.

The euro zone's central bank may discuss technical adjustments to its asset purchase scheme but a decision could be deferred until December, sources familiar with the discussion told Reuters last week.

Euro zone inflation was just 0.4 percent in September on an annual basis, nowhere near the ECB's 2 percent target ceiling, but 15 of 19 traders in Monday's Reuters poll said the ECB would keep policy unchanged on Thursday.

The other four traders expect the ECB to announce an extension to its monthly bond-buying beyond its current end-date in March 2017.

When asked what the ECB would do by year-end, 11 of 19 traders said the ECB would make no changes to policy. The remainder said it would extend quantitative easing beyond March 2017, increase the amount of monthly asset purchases, or both.
 
Il parere degli analisti del Montepio sulle stime di crescita del governo.

"Os indicadores de actividade revelaram leituras tendencialmente desfavoráveis", designadamente ao nível do comércio externo, do turismo e dos serviços, argumentam, pelo que "mantemos a nossa previsão de um crescimento anual do PIB de 1% em 2016, abaixo dos 1,2% previstos pelo Governo na Proposta de OE 2017".

Em relação ao próximo ano, o departamento de estudos do Montepio mantém também a sua previsão de 1,5%, destacando o facto de o governo ter cortado de 1,8% para 1,5% a previsão que fizera em Abril e de continuar a prever um crescimento menor do que o registado em 2015 (1,6%), sendo essencialmente suportado pela procura interna que, nas contas do executivo, será responsável mais de 80% do crescimento económico no próximo ano.

Em termos de consolidação orçamental, o Governo prevê fechar este ano com um défice orçamental de 2,4% do PIB, prevendo uma redução para 1,6% no próximo ano. O ajustamento garantirá reduções do saldo estrutural, o que desconta o efeito do ciclo económico, de 0,2 pontos e 0,6 pontos, em 2016 e 2017, respectivamente.


Escrevem os economistas do banco que, a confirmarem-se estes valores, o Governo irá ao encontro das recomendações da UE ao país para que feche 2016 com um défice, no máximo, de 2,5% do PIB, e garante uma estabilização do saldo estrutural este ano e uma redução de 0,6 p.p. em 2017.

Montepio vê crescimento abaixo da previsão mais pessimista do Governo
 

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