Titoli di Stato area Euro Titoli di stato Portogallo - Tendenze ed operatività

Praticamente per i possessori di Porto non è concesso respiro: vediamo come finisce col Brexit, aspettiamo le elezioni spagnole, vediamo pure se risolvono il Grexit, e se il mercato non ci ha già mazzuolati a luglio poi arriva la UE ........
Dimentico qualcosa??
. :barella:
La sfavorevole congiuntura internazionale, che non è un evento preciso ma se rallentano Cina e Usa tutta l'area euro soffrirà, col Portogallo che ha già sul groppone la situazione disastrosa in Angola (che già pesa sull'export).
 
Costa si dice tranquillo. Non sembra intenzionato a implementare misure extra da qui all'inizio di luglio.

"As previsões da Comissão têm estado em evolução, aliás positiva. Começaram em 3,4, já vão em 2,7, diz agora que temos de alcançar uma meta de 2,3% do PIB. A nossa meta no Orçamento, com as medidas que já temos é de 2,2. Nós continuamos tranquilos sobre a forma como o Orçamento tem vindo a ser executado. Não encaramos a necessidade de medidas adicionais para alcançar o objectivo que nos propomos, quanto mais para alcançar um objectivo menos ambicioso", afirmou António Costa.



Costa recusa medidas adicionais para cumprir exigências de Bruxelas
 
Deterioramento pomeridiano tanto dei portoghesi quanto dei Btp (io sono uscito stamattina, appena in tempo).
Grafico dell'FBTP, ultime 24 ore.


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Ero tentato di uscire dal 37 verso 103,5 ma ho soprasseduto. Vediamo che succede nei prossimi giorni.

La CE elogia il piano di riforme portoghese:

"O Programa Nacional de Reformas de Portugal mostra ambição suficiente para enfrentar os desequilíbrios excessivos, descreve as medidas pertinentes para promover a competitividade e redução da dívida privada”, refere o relatório. E sinaliza o compromisso do País quanto às recomendações da área do euro com foco na necessidade de relançar o investimento e assegurar a sustentabilidade das finanças públicas.


Se plena e rapidamente implementadas, estas medidas contribuirão para Portugal ajustar desequilíbrios macroeconómicos. Com base na avaliação dos compromissos políticos de Portugal, não há necessidade, nesta fase, para uma intensificação do processo de desequilíbrios macroeconómicos ", conclui o relatório.



Però a luglio si torna sotto esame.

Bruxelas exige esforço-extra para Portugal reduzir défice
 
La cifra che sparano adesso è 700 MLN, sempre per quella faccenda del saldo strutturale che nemmeno Weidmann sa come calcolare.

Bruxelas reclama medidas de consolidação orçamental já este ano para Portugal garantir uma redução do défice estrutural em 2016 de 0,25% do PIB. E indica o caminho para Orçamento do Estado de 2017 ao sinalizar mais que o dobro deste valor (0,6% do PIB) no próximo ano.


As últimas previsões da Comissão Europeia apontavam para um agravamento do saldo estrutural em 2016 (de 0,2 pontos de 2% para 2,2%), e um défice global de 2,7% do PIB, contra a previsão do Governo de 2,2%.

A diferença entre Lisboa e Bruxelas é da ordem dos 700 milhões de euros de consolidação orçamental já para este ano.
 
Dal documento della CE pubblicato oggi, riassunto della situazione:

The (recalculated) structural balance is set to improve only by around 0.35% of GDP per year, below the required 0.6% of GDP, between 2016 and 2020, and the medium- term budgetary objective – a structural surplus of 0.25 % of GDP – is not expected to be achieved within the time horizon of the programme. According to the stability programme, the government debt-to-GDP ratio is expected to fall to 124.8% in 2016 and to continue declining to 110.3% in 2020. The macroeconomic scenario underpinning these budgetary projections is rather optimistic.

Moreover, the measures needed to support the planned deficit targets from 2017 onwards have not been sufficiently specified. Based on the Commission 2016 spring forecast, the general government deficit is projected to reach 2.7% of GDP in 2016, below the Treaty reference value of 3% of GDP, and 2.3% of GDP in 2017.

As the structural deficit is projected to slightly increase in 2016 and 2017, the fiscal effort is not in line with the requirements of the Stability and Growth Pact.
Moreover, Portugal is not forecast to comply with the transitional debt rule in 2017. Based on its assessment of the stability programme and taking into account the Commission 2016 spring forecast, the Council is of the opinion that there is a risk that Portugal will not comply with the provisions of the Stability and Growth Pact. Therefore further measures will be needed to ensure compliance in 2016 and 2017.

 

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