Titoli di Stato area Euro Titoli di stato Portogallo - Tendenze ed operatività

* Draghi ha appena sottolineato l'efficacia e la stabilità della crescita basata sull'espansione del consumo interno invece che sulle esportazioni.

O indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para Portugal estabilizou em Julho em 100,6 pontos, após quatro meses a subir, tendo regressado ao mesmo valor em que estava em Setembro de 2015. Após uma paragem de dois meses para actualizar a base de dados, os números, actualizados nesta quinta-feira, 8 de Setembro, pela organização sedeada em Paris perspectivam uma ligeira recuperação da actividade económica nacional.

No caso de Portugal, a nova série da OCDE apresenta valores mais baixos, mas a linha que descreve não é fundamentalmente alterada. De Setembro de 2014 a Junho de 2015 o indicador avançado subiu, atingindo nesse mês o valor máximo recente (100,9), após o que caiu até ao início de 2016 (100,2).

A partir de Março, porém, observam-se recuperações mensais, tendo o indicador atingido em Junho o valor de 100,6, que se repete agora em Julho, último mês actualizado pela OCDE. O indicador compósito avançado tenta antecipar, em seis a nove meses, pontos de viragem na actividade económica em relação à tendência (100).

A economia portuguesa tem vindo a desacelerar ao longo dos últimos doze meses, tendo esse movimento sido agravado em 2016. Depois de ter crescido 1,5% em termos homólogos no segundo trimestre de 2015, o PIB subiu 1,4% e 1,3% nos trimestres seguintes. Já em 2016, o PIB progrediu 0,9% quer no primeiro quer no segundo trimestres, metade do ritmo subjacente à previsão governamental de 1,8% para o conjunto do ano.

No início de Junho, a OCDE cortou as suas previsões para a economia portuguesa de 1,6% para 1,2%, antecipando uma taxa de crescimento inferior aos 1,5% registados em 2015, e uma ligeira aceleração para 1,3% em 2017.

(JdN)

Bilancio degli effetti degli annunci Bce di oggi sui rendimenti periferici fino a ora.
Decennali: portoghese 3,07% (da 2,92%: +15 pb), spagnolo 0,99% (da 0,9%: +9 pb), btp 1,16% (da 1,05%: +11 pb).

Il ventennale, rendimento da metà agosto a oggi.

Schermata 2016-09-08 alle 17.10.58.png

Oggi ad Atene si riunisce il gruppo dei paesi del sud-Europa, ribattezzati la "coalizione dei ridistributori".

Greek Prime Minister Alexis Tsipras will meet on Friday in Athens with leaders from France, Italy, Spain, Portugal, Malta and Cyprus to discuss the future of the EU.

Tsipras aims to gain support for an anti-austerity push, a direct challenge to Berlin's demand for increased belt-tightening, ahead of a mid-September EU summit in Bratislava for the 27 states that will remain after Britain leaves.

German EU lawmaker Markus Ferber, a member of Chancellor Angela Merkel's conservatives' Bavarian sister party, told newspaper Die Welt he was concerned the southern countries could form a "coalition of redistributors" that would threaten Europe's financial stability.

"After Britain's departure, the 'Club Med' will have a blocking minority that can prevent all kinds of laws in Brussels that it does not like," Ferber said.

Germany's EU Commissioner Guenther Oettinger also expressed unease about the Athens meeting.

"It would not be good if the divide deepened between EU member countries with big budget problems ...and those with minimal fiscal issues," he told the Passauer Neue Presse.

German EU insiders urge fiscal discipline ahead of 'Club Med' summit

Users who are viewing this thread

Back
Alto